6 Vilões que aumentam a sua conta de luz! Descubra quais são e economize muito

vela acesa

A vida financeira dos brasileiros ultimamente não tem um segundo de paz!


Além dos preços exorbitantes dos alimentos e do combustível, cada mês as contas de luz tem vindo mais caras. O problema é que as expectativas não são nada animadoras.


Para você ter uma ideia, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estima aumento de 21,04% na conta de energia elétrica em 2022, em outras palavras, se você ainda não começou a mudar hábitos para economizar na sua casa, é melhor  pensar nisso quanto antes.


Para te ajudar neste sentido, separamos neste artigo 6 vilões que aumentam a sua conta de luz.


Para conhecê-los e diminuir o impacto do uso deles, no seu bolso é só continuar a leitura.






propaganda curso cheque mate do Wesley Martins do Se torne investidor



1. Tire os aparelhos da tomada!

pessoa tirando um plugue da tomada

É bem comum as pessoas deixarem aparelhos como TVs, micro-ondas, carregadores de celular entre outros ligados na tomada sem uso.


O problema é que esse hábito pode custar caro, simplesmente porque o fato de estar energizado (em stand by) mantém o sistema no aparelho ligado, o que faz com que ele gaste energia elétrica.


Então, converse com a sua família para que todos retirem os aparelhos da tomada assim que usarem. 
Pense bem!


Se você conseguir deixar apenas um aparelho fora da tomada por 1 hora ao dia, no final do mês a economia com ele será de 30 horas.


Agora imagine se conseguir fazer o mesmo com vários eletrodomésticos em tempo maior?




2. Cuidado com o excesso de luzes acesas

lâmpada incandescente acesa

Outros vilões são as luzes.


Algumas pessoas têm a mania de dormir, assistir TV ou usar o celular  com as luzes do ambiente acesas. Ou pior, estar em um cômodo e deixar todas as luzes da casa ligadas por simples costume.


O resultado no final do mês, são contas de luz caríssimas, por isso tente ir se adaptando aos poucos, a luzes mais naturais durante o dia. Já a noite, opções como spots são excelentes tanto para economizar na conta de luz e até para relaxar, e ter um sono mais tranquilo. 



3. Prefira as luzes de LED

lâmpada led e lâmpada incandescente

Se você possui luzes incandescentes na sua casa, uma ótima opção é substituí-las pelas fluorescentes que são mais eficientes e ainda reduzem o gasto de energia.


As de LED são ainda melhores, tendo em vista que são recicláveis, não possuem mercúrio em sua composição, duram até 14 anos e consomem cerca de 10 vezes menos energia do que uma lâmpada incandescente.


É muita economia, hein!



4. Chuveiro

chuveiro elétrico ligado

Um dos maiores vilões das contas de luz residenciais são os famosos chuveiros elétricos.


Por isso, vale pensar em substitui-los por modelos de tecnologia a gás ou sistemas de energia solar, porém se isso está um pouco fora do seu orçamento no momento, algumas atitudes simples podem te ajudar muito a economizar, como:


  • Desligá-lo em dias quentes;
  • Reduzir o tempo do banho de todos os membros da família, assim como citamos nos outros aparelhos, se cada um diminuir apenas um minuto do banho por dia, no final do mês serão 30 minutos a menos por pessoa e olha que dá para reduzir ainda mais o tempo dos banhos, aumentando a economia;
  • Só deixá-lo ligado na hora de se enxaguar.

No começo pode parecer um pouco estranho mudar a forma de tomar banho, mas com o tempo sua família vai se adaptar.



5. Cuidado com cômodos escuros

quarto de apartamento decorado na cor preta

É bem comum as empresas de decoração e design lançarem tendências de cômodos mais escuros, mas será que essa moda realmente funciona no dia a dia de uma casa comum?


Pense bem antes de escolher móveis ou pintar sua casa de cores escuras, além de você ter que manter as luzes acesas por mais tempo, é muito provável que você enjoe dessas cores mais rapidamente do que tons neutros e logo queira trocá-las.


Por isso, o ideal é apostar em cores mais claras e ambientes cheios de iluminação natural.



6. Repense seus hábitos

pessoa colocando moeda dentro de uma lâmpada

Você tem costume de lavar poucas roupas na máquina, ligar o ferro de passar sempre antes de sair e usar a fritadeira elétrica em todas as refeições?


Pode ser justamente essas as causas da sua conta de luz não parar de subir.


Use esses equipamentos com moderação e da forma adequada.


No caso da máquina de lavar, o ideal é acumular uma boa quantidade de roupas e lavá-las na capacidade máxima, ou ao menos média. O mesmo vale para o ferro de passar, que deve ser ligado poucas vezes para uma quantidade grande de roupas.


Já a fritadeira, repense se o uso é realmente indispensável.


Com essas atitudes tenho certeza que você conseguirá economizar muito na sua conta de luz.


Além de precisar economizar na conta de luz, é necessário se organizar melhor em outros gastos do orçamento, o que acha de aprender a ter o controle da sua sua vida financeira, aprender a investir e montar sua própria carteira de investimentos vencedora e ainda descobrir formas de ganhar mais dinheiro, tudo isso em um único lugar?


Convido você a conhecer o Treinamento Cheque Mate das dívidas aos investimentos. 


Gostou do conteúdo?


Compartilhe com os seus amigos agora mesmo!


Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!



propaganda do curso cheque mate de Wesley martins do Se torne investidor


0/Deixe seu comentário

Agradecemos sua mensagem!

Em breve responderemos! 😉