Investimentos melhores que a poupança: descubra 2 ideias para iniciantes

cofrinho de porquinho quebrado

ConteúdoTesouro Selic


Quer conhecer investimentos melhores que a poupança e seguros?


Durante muito tempo, financeiramente falando, os brasileiros eram basicamente divididos em três grupos: os “endividados”, os que “guardavam dinheiro na poupança” e os “investidores”.


Havia vários mitos em torno desse assunto, as pessoas acreditavam que para ser um investidor era necessário ter muito dinheiro, que você poderia “da noite para o dia” perder tudo, e que era extremamente difícil investir.


Porém, com a chegada de novas tecnologias, bancos digitais e acesso facilitado a informação esses mitos estão “caindo por terra”.


Antes de mais nada, quero que você entenda que é possível investir com pouco dinheiro, você pode ganhar mais rentabilidade com opções até mais seguras que a poupança e acredite: algumas aplicações são até mais simples de investir que a própria poupança.


Para descobrir quais sãos os investimentos melhores que a poupança, ideais para iniciantes é só continuar a leitura do artigo!






Como sair da Poupança?



Se você passou toda a sua vida “guardando dinheiro” na poupança, não vou indicar que de uma hora para a outra você simplesmente transfira toda a sua aplicação para outro investimento.


Aliás, a prática de dividir seus investimentos em aplicações diferentes é fortemente recomendada, tendo em vista que por mais que na renda fixa os riscos sejam baixos, eles existem (inclusive se o seu dinheiro estiver na poupança, lembre-se da época do presidente Collor).


Para sair da poupança, indico que você escolha algumas das modalidades de investimentos que vou citar neste artigo, coloque uma quantia em que se sinta confortável e aos poucos vá migrando.


Ah!


Outra dica bem importante é que a partir do momento que você colocar seu dinheiro nessas aplicações, você não estará mais “guardando grana” e sim “investindo”.


Em outras palavras, sua visão em relação ao dinheiro deve mudar.


Por exemplo:


Vamos supor que você escolha um investimento que pague 100% do CDI, você vê seu dinheiro render mais que a poupança, está feliz e tudo mais, mas 3 meses depois, vê outro banco que está pagando 120%.


Se a instituição for confiável e você não tiver despesas extras, transfira seu investimento para a outra instituição.


Lembre-se que você é investidor e uma pessoa com esse perfil não perde boas oportunidades de ver suas economias crescer.


Agora, sem mais delongas vamos entender quais os investimentos melhores que a Poupança?



Tesouro Selic



Tesouro Selic é um título público de renda fixa com rentabilidade pós fixada e seu rendimento acompanha a Taxa Selic (paga 100% da taxa).


Esse investimento é melhor que a poupança, tendo em vista que quando a Selic fica acima de 8,5% ao ano, a poupança rende apenas 6%.


Já se a Selic foi inferior ou igual a 8,5% ao ano, a poupança rende 70% do valor, acrescido de TR.


Em outras palavras, o título oferece melhor rendimento em qualquer das situações, mesmo sem considerarmos o desconto do Imposto de Renda.


Outro ponto positivo é que ao contrário da poupança, que tem rendimentos a cada 30 dias, no Tesouro Selic seu dinheiro rende diariamente e você pode retirá-lo a qualquer momento.


O valor mínimo de compra do título pode variar, mas para você ter uma noção, em junho de 2021 esse valor era de aproximadamente R$ 100, para começar a investir no Tesouro Selic, você deve abrir uma conta na corretora de valores.


Vale lembrar que o investimento segue a alíquota regressiva do Imposto de Renda e quanto mais tempo você deixar seu dinheiro aplicado, menor será a taxa que funciona da seguinte forma:


22,5% até 180 dias;

20% entre 181 e 360 dias;

17,5% entre 361 e 720 dias;

15% acima de 720 dias.


Observação: apenas o valor referente ao rendimento é tributado.



Invista no Tesouro Direto com taxa ZERO: abra uma conta gratuita na Stin3!



Contas Digitais


Já se você quer algo ainda mais prático, uma excelente opção são os CDBs de liquidez diária oferecidos por bancos digitais.


Para abrir uma conta, basta baixar o aplicativo, enviar alguns documentos, aguardar a aprovação, fazer um depósito e pronto!


Seu dinheiro já estará rendendo.


Os CDBs são uma espécie de empréstimo que você faz a uma Instituição Financeira e ela te paga juros por esse “favor”. O CDB de liquidez diária, também rende diariamente e você pode fazer saques quando quiser.


Sua rentabilidade acompanha o CDI, quanto mais alta for essa taxa, melhor para o investidor.


Veja quanto estão pagando alguns dos principais bancos digitais:


Nubank 100% do CDI;

PicPay 130% do CDI;

PagBank 200% do CDI (prazo de três meses);


Os CDBs também são tributados pelo IR e mesmo após os descontos, ganham em rentabilidade se comparados a poupança


Período Alíquota

Até 180 dias 22,5%

De 180 a 360 dias 20%

De 360 a 720 dias 17,5%

A partir de 720 dias 15%


É importante salientar que os CDBs são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) em até R$ 250.000,00.


Pronto para deixar a poupança?


Deixe um curtir!


Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!



Saia da Poupança e Invista nos melhores investimentos com taxa ZERO: abra uma conta gratuita na Stin3!




0/Deixe seu comentário

Agradecemos sua mensagem!

Em breve responderemos! 😉