Golpes usando o PIX: Conheça os 3 principais e saiba como se proteger

mão segurando aplicativo do pix

Conteúdo

2. Central bancária falsa


Já ouviu falar em golpes usando o Pix?


Não temos como negar, o Pix “caiu como uma luva” no gosto dos brasileiros, a facilidade de enviar e receber dinheiro imediatamente direto na conta, sem precisar pagar tarifas bancárias ou ter que incluir diversos dados na transação é simplesmente maravilhosa.


Tanto é que segundo dados divulgados pelo Banco Central, já são mais de 242 milhões de chaves cadastradas, outro dado interessante é que 45% da população brasileira já utilizou a forma de pagamento em algum momento, a movimentação financeira ultrapassa R$ 1 trilhão.


Porém, infelizmente, conforme a tecnologia evolui, os criminosos também atualizam suas formas de trapacear, por isso precisamos ficar cada vez mais atentos.


Conheça neste artigo 3 principais golpes usando o Pix e saiba como se proteger.






1. Golpes usando o Pix através do WhatsApp

hacker com celular na mão aberto no whatsapp

O WhatsApp é outra ferramenta que ajuda demais na comunicação do dia a dia e de assuntos profissionais, mas pode ser usada para a aplicação de golpes.


Funciona assim


O criminoso entra em contato com você dizendo ser do próprio WhatsApp ou de qualquer outra empresa e pede que você confirme um código que você receberá por SMS.


Se você não tiver habilitado a confirmação por duas etapas, ele consegue clonar seu número e dessa forma se passar por você. Depois, entram em contato com seus amigos, dizem que estão uma situação de emergência e pedem que façam um Pix.


Há ainda golpistas que pegam as fotos das vítimas nas redes sociais e dizem aos amigos que precisaram trocar de número, depois os abordam pedindo para fazerem a transferência.


2. Central bancária falsa

senhora idosa falando ao telefone

Outro golpe bem comum, é o seguinte


Os criminosos entram em contato com a vítima, se passam por funcionários de uma instituição bancária e se oferecem para ajudá-la a cadastrar uma chave, ou dizem que a chave da pessoa está com algum problema.


Depois, pedem para que a vítima faça um teste induzindo-a a realizar um Pix para a conta do próprio golpista ou de um “laranja”.



3. Prêmios do Pix

homem aplicando golpe por telefone

Outra fraude bem comum ultimamente inicia em mensagens e vídeos nas redes sociais, os golpistas divulgam que as pessoas estão recebendo um "prêmio" ao transferirem valores para outras chaves.


As pessoas caem no golpe e fazem a transferência para o golpista e claro, não recebem prêmio algum.



Como se proteger dos golpes usando o Pix?


O problema dessas e outras fraudes envolvendo o Pix, é que dificilmente a pessoa consegue reaver seu dinheiro, tendo em vista que a vítima normalmente faz as transferências por vontade própria, apenas não sabe que está caindo em uma cilada.


Veja algumas dicas para não ser o próximo a cair nesses golpes:


  • Sempre confira os dados do beneficiário ao fazer qualquer transferência, se tiver dúvidas ligue para a pessoa, o ideal é falar mesmo, tendo em vista que o golpista pode te responder mensagens escritas;
  • Fique bem atento para não clicar em “conferir” sem querer;
  • Cuidado com erros de digitação;
  • Não clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp ou qualquer rede social;
  • Não faça transferências para seus amigos sem confirmar por telefone ou pessoalmente.
  • Ative a verificação em duas etapas do seu WhatsApp;
  • Cuidado com propagandas enganosas nas redes sociais;


Gostou do conteúdo?


Compartilhe com seus amigos!


Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!



0/Deixe seu comentário

Agradecemos sua mensagem!

Em breve responderemos! 😉