O que é Taxa Selic e como funciona em seus investimentos?

cofrinho de porquinho com moedas

Provavelmente você já escutou esse termo ‘’Taxa Selic’’, e as chances de não ter entendido o que de fato ela significa, aposto que são grandes, aliás, é normal, mas fica tranquilo que hoje por meio desse post vou te ensinar o que é essa famosa Taxa Selic.


O que é a Taxa Selic?


Essa palavra que aparece nos jornais e nos perfis de investimentos, é a taxa básica de juros da economia. SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Consiste em um programa virtual onde os títulos do Tesouro Nacional são comprados ou vendidos, de modo diário pelas instituições financeiras.


A Selic vai sofrer ligação direta com os juros dos títulos públicos que o governo oferece nesse sistema virtual, além de ser um mecanismo para controlar a inflação.


O governo precisa de grana para conseguir fazer investimentos e pagar as dívidas, e por isso existem os impostos por exemplo, mas ocorre que nem sempre só isso já é o necessário, então existe uma outra maneira do governo arrecadar dinheiro, que são os empréstimos, como por exemplo os títulos do Tesouro Nacional.


Esses títulos são certificados de dívida, que são emitidos e vendidos pelo governo, por meio da SELIC, e o felizardo que compra esse título e o governo aplica o dinheiro para o que precisa, no final em uma certa data, ganha o direito de receber um valor por ter emprestado esse dinheiro para o governo fazer a economia girar, e o melhor, com o acréscimo de juros.


Invista nos melhores investimentos de renda fixa com taxa ZERO e ganhe mais do que a poupançaabra uma conta gratuita na Stin3!


Como funciona a Taxa Selic?


Funciona assim, a cada 45 dias que se passa, ocorrem reuniões importantes onde será definido o novo valor da taxa Selic – se ele vai permanecer o mesmo, diminuir ou aumentar, então geralmente é a cada 45 dias que a Selic fica famosinha nas capas dos noticiários novamente.


Essa taxa é definida por nada mais nada menos que o Banco Central, mais especificamente pelo COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central. Em junho/2021 a taxa foi fixada em 4,25% ao ano e permanece a mesma em agosto, sendo que anteriormente ela estava em 3,5% ao ano.


O valor da taxa não é decidido com base em achismo, mas sim em diversos indicadores financeiros do Brasil, até se chegar a um valor que parece ser o ideal.


Essas mudanças no valor da taxa são necessárias porque a economia está sempre se movimentando, então as vezes um valor fixado a 45 dias atrás, não faz mais sentido nos dias de hoje.


Qual a importância da Taxa Selic e como ela impacta sua vida?



A Taxa Selic é extremamente importante na economia do Brasil, e se refere a economia do seu país, refere ao seu bolso também. É essa taxa que vai influenciar todas as outras taxas de juros do país, como por exemplos as taxas referentes a empréstimos, financiamentos ou de retorno de investimentos.


Essa taxa teve sua criação em 1979, momento onde a economia do país estava em uma realidade de hiperinflação.


Se a taxa é aumentada, o Banco Central faz esse aumento com o objetivo de desacelerar a economia e com isso impedir a inflação de acabar ficando muito alta. Já se o Banco Central abaixa a Selic, é visando trazer estímulos para o consumo, aquecer a economia e aumentar a inflação caso ela esteja em descompasso com a meta.


O que a Selic impacta nos seus investimentos?


De modo simplificado, com a diminuição da SELIC o crédito fica mais acessível, uma vez que os bancos vão baixar suas taxas de juros e a inflação provavelmente irá subir. Já se a SELIC sobe, os preços vão tender a ficarem mais estáveis, assim como os juros de crédito, parcelamento e cheque especial sobem.


Qualquer mudança que ocorra na SELIC impacta de modo direto: o Tesouro SELIC, poupança e investimentos de renda fixa.

  • TESOURO SELIC: Se a SELIC aumenta, esse título fica mais vantajoso e o contrário também ocorre.
  • POUPANÇA: Esse investimento só compensa e te rende mais dinheiro se a taxa SELIC estiver acima de 8,5%.
  • RENDA FIXA: Se a SELIC muda, isso impacta no CDI - quando a taxa Selic diminui, o CDI também fica mais baixo. Por consequência, os investimentos como CDBs, LCIs, LCAs, e LCs, por utilizarem o CDI como indicador de rentabilidade, também terão sua rentabilidade em queda.

Viu só o tanto de coisa que a Taxa Selic influencia?



Invista a partir de R$ 41 no Tesouro Direto com taxa ZERO: abra uma conta gratuita na Stin3!




Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!






0/Deixe seu comentário

Agradecemos sua mensagem!

Em breve responderemos! 😉