Bacen: Entenda como funciona o Banco Central do Brasil

logo do banco central do brasil e a foto do prédio do banco central

O Banco Central foi criado em 1964 no período da Ditadura Militar com o intuito de centralizar a autoridade monetária e assim obter um controle mais efetivo da inflação e do mercado financeiro.


Atualmente, o Bacen como também é conhecido, tem a missão de garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.



O que é o Banco Central?



Trata-se de uma autarquia federal ,ou seja, é uma entidade independente que não é subordinada a nenhum órgão, porém está ligada ao Ministério da Economia e trabalha sob supervisão do Governo Federal.


Sendo ele a maior instituição financeira do Brasil, o Bacen tem autoridade para implementar políticas que garantam a estabilidade da economia do país.


Desse modo, certifica-se o funcionamento pleno do sistema financeiro e também protege a política monetária do país.




Como funciona o Banco Central?



O Banco Central é responsável por diversas decisões de extrema importância e que resultam em impactos diretos na vida de todos.


Ele regulamenta o mercado financeiro e protege nossa moeda para garantir o poder de compra, além de ter o papel de fiscalizar todas as instituições financeiras do país.


Esse modelo de Banco Central que tem como objetivo trazer estabilidade ao mercado financeiro e proteger a economia já funciona em diversos países há muito mais tempo, como o Bank of England (BoE).


O Bank of England é o Banco Central mais antigo do mundo, tendo também o Federal Reserve (Red) dos Estados Unidos, que é considerado o Banco Central mais poderoso do mundo.



Qual a função do Banco Central?



O Bacen funciona também como um “banco do governo”, tratando o financiamento dos gastos públicos da União assim como as reservas do Tesouro Nacional.


Mas além disso ele é responsável por diversas outras funções, veja agora em detalhes quais são:


Controlar a Inflação: Para preservar o valor do dinheiro e manter o poder de compra, o Banco Central tem como objetivo controlar a inflação, respeitando a meta colocada. Para isso, ele cria políticas voltadas às taxas de juros (Selic) e às condições de liquidez da economia.


Fiscalizar instituições financeiras: Supervisionar e regulamentar todas as instituições financeiras para garantir que todos os bancos, corretoras e afins sigam as regras do Banco Central.


Emitir dinheiro Nacional: o Banco Central realiza todo o processo, desde a impressão de nossa moeda oficial até ser responsável por determinar quanto será produzido e como será sua emissão e circulação.


Além disso o Banco Central realiza diversos outros serviços e informações como:


  • Planejamento do cartão de crédito - Assim você pode saber qual a melhor maneira de quitar uma dívida do cartão.
  • Dados de tarifas bancárias - Compara as diferentes tarifas dos bancos.
  • O valor de taxas prefixadas na compra e venda de bens e veículos, cartão de crédito, crédito pessoal e outros serviços bancários.
  • Cotação de moedas estrangeiras.
  • Promove artigos informativos sobre moedas de diversas nacionalidades.



Bacen - órgão controlador do sistema financeiro nacional



O Banco Central compreende muitas responsabilidades importantes quando o assunto é economia, ao mesmo passo que educa a população quando se trata de finanças.


O Bacen influencia fortemente nas decisões sobre inflação diante à moeda, portanto, suas decisões afetam a vida de nossa sociedade.


Para quem deseja aprender mais a respeito do mercado financeiro, conhecer esse órgão é algo crucial, bem como entender o seu papel dentro da economia.


Espero que esse post tenha te ajudado!







Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!






0/Deixe seu comentário

Agradecemos sua mensagem!

Em breve responderemos! 😉