Poupança: entenda o que é e como funciona o investimento mais conhecido dos brasileiros

cofrinho de porquinho com dinheiro e cartão de crédito

Educação financeira nunca é demais, principalmente em momentos como agora na pandemia onde muitas pessoas perderam seus empregos, por isso te faço um convite a entender melhor sobre a caderneta de poupança.


O que é a poupança e qual sua origem?



É uma espécie de conta bancária onde seus usuários buscam acumular dinheiro e deixar lá a quantia parada nessa conta o maior tempo possível, sem realizar saques, deixando que o valor vá aumentando com os juros ao longo do tempo.


Até aqui parece uma ideia muito boa para deixar seu suado dinheirinho trabalhando para você, mas é preciso analisar alguns pontos.


Também é conhecido pelo nome caderneta de poupança, e isso se deve ao fato de antigamente quem usava desse serviço, costumava anotar as quantias acumuladas em uma caderneta para realizar um controle do saldo.


A poupança surgiu com um decreto assinado por Dom Pedro II em 1861, onde foi criada a poupança e também a Caixa Econômica Federal e desde então ela vem se desenvolvendo.


Saia da Poupança e Invista nos melhores investimentos com taxa ZERO: abra uma conta gratuita na Stin3!


Como funciona a poupança?



Consiste em uma aplicação de renda fixa bem simples e acessível a todos. Mesmo quem é menor de idade consegue investir na poupança, com conta em seu nome, desde que estejam representados por seu responsável legal.


Para dar início nos seus investimentos na poupança, basta escolher qual banco você prefere e separar alguns documentos básicos, aí é só aguardar a aprovação da sua conta. Não é preciso pagar taxa, nem comprovar o quanto você ganha.


Depois de criada a conta é só ir fazendo os depósitos, e não existe nenhum valor taxado, é o valor que você quiser; pode depositar hoje e amanhã depositar de novo, ao mesmo tempo também que pode depositar uma vez no mês, fica a seu critério, mas o ideal é sempre depositar na mesma data, pois os juros serão maiores no final e você já irá entender melhor sobre isso logo mais.


Por ela não possuir complicações, é ideal para quem está fazendo seus primeiros cuidados com o dinheiro, o primeiro investimento e não quer ir para algo mais arriscado como ações na bolsa de valores por exemplo, contudo, toda moeda possui seus dois lados.







Quanto rende a poupança?



Ao contrário do que algumas pessoas mais velhas pensam, a poupança embora seja tão tradicional, oferece a pior rentabilidade do mercado financeiro, isso mesmo, A PIOR!


A cada depósito realizado, apenas um mês depois da entrada do dinheiro que ele será contado como um rendimento, ou seja, posso fazer um depósito hoje e olhar meu saldo semana que vem, e não terá acrescido valor algum, por esse motivo é que a poupança não rende tão bem. Ao retirar o dinheiro antes de um mês, o rendimento é perdido.


Adentrando em números mais exatos, recentemente a taxa SELIC teve alta e isso é bom para a poupança. O rendimento da poupança funciona assim:


Se a taxa Selic for superior a 8,5% ao ano, a remuneração da poupança será de 0,5% ao mês, mas se a taxa Selic for igual ou menor que 8,5% ao ano, a remuneração será no valor de 70% da taxa Selic + Taxa Referencial (que desde 2012, a TR só dá zero), sendo assim, a poupança tem rendido basicamente 70% da Selic


No ano passado (2020), a poupança rendeu 2,11% ao longo do ano, o que é um valor muito pequeno, abaixo da previsão da inflação.


Depósitos na poupança feitos depois de 4 de maio de 2012, o rendimento era taxado em 0,5 % ao mês, a partir dessa data, esse valor é instável. No ano de 2021, a poupança rendeu 0,20% no mês de junho e 0,24% no mês de julho por exemplo, em outras palavras, a poupança tem é nome, fama, mas lucro que é bom e enche seu bolso, quase que não tem. Em agosto, o esperado é que ela renda 0,30%.


Quando é hora de sair da poupança?



Ainda que tenha ficado claro que a poupança não é tão vantajosa assim, e que não vale mais a pena investir nela, mais de 67 milhões de brasileiros possuem pelo menos R$100,00 guardados na poupança, isso representa muita gente.


A qualquer momento é hora de sair da poupança e explorar horizontes mais rentáveis, mas programe-se para fazer isso, espere cair a data de aniversário do mês, e então dê um destino melhor ao seu dinheiro, ao invés de continuar fazendo um péssimo negócio achando que é investimento.


Quais investimentos rendem mais que a poupança?



Por não possuírem esse entrave da data de aniversário, ou seja, de ter que esperar um mês do dia que o dinheiro foi depositado, para só então gerar lucro, muitos outros investimentos se mostram mais vantajosos que a poupança, e tão seguros quanto, como por exemplo os CDBs, títulos do Tesouro Direto, contas digitais como o Nubank e PicPay, essas são ótimas opções para substituir a poupança e consequentemente trazer rentabilidade maior.


O CDB, que não é tão familiar para todos, é um tipo de investimento de baixo risco e que é garantido pelo FGC – Fundo Garantidor de Créditos.



Invista nos melhores CDBs com taxa ZERO: abra uma conta gratuita na Stin3!



Uma boa estratégia, é diversificar onde está o seu dinheiro, com uma parte em tesouro direto, uma parte em ações mais arriscadas, uma parte em ações mais tradicionais, uma parte em bancos digitais nas contas que é possível retirar o dinheiro a qualquer momento e não apostar em deixar todo seu dinheiro em um único lugar, como quem investe na poupança costuma fazer.


Espero que você tenha visualizado que existem formas bem melhores de fazer seu dinheiro render. 8 a cada 10 brasileiros ainda teimam em investir na poupança; não seja mais um desinformado que irá trabalhar a vida inteira na esperança em enricar com os baixos juros da poupança.


Se você deseja sair da poupança e não sabe por onde começar, assista essa aula:



Espero ter ajudado, te desejo sucesso!


Saia da Poupança e Invista nos melhores investimentos com taxa ZERO: abra uma conta gratuita na Stin3!





Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!







0/Deixe seu comentário

Agradecemos sua mensagem!

Em breve responderemos! 😉