Cartão de crédito: amigo ou inimigo do seu bolso?

Pesquisas mostram que 78% dos endividados estão nestas condições devido o mau uso do cartão de crédito. Será que sempre o cartão de crédito será o vilão do nosso bolso?

bolso da calça com vários cartões dentro

Milhões de pessoas diariamente fazem compras com este cartãozinho de plástico e por causa disto, ele se tornou indispensável para a maioria dos brasileiros e com os avanços do sistema financeiro e o nascimento do Pix, a cada dia que se passa, menos as pessoas usam o dinheiro físico.


Muitos enxergam o cartão de crédito como vilão, pois os juros são altos e as taxas abusivas, mas por outro lado existem pessoas que adoram usar o cartão de crédito e conseguem usar ele como forma de organizar as finanças, mas será mesmo que o cartão de crédito é um vilão?


Continue lendo



Esta pergunta poderá ter duas respostas: Sim e Não


Esta resposta está totalmente envolvida com o seu comportamento perante o uso do cartão de crédito.


Por exemplo, se você compra por impulso, o cartão de crédito será o seu inimigo, principalmente por disponibilizar um "dinheiro" que você não tem, é comum as financeiras e bancos emissores destes cartões, liberarem limites muito maiores que a renda mensal do consumidor.


Mas o objetivo destas instituições financeiras é apenas um: O lucro com os juros!


Não acredite que este limite liberado faz parte da sua renda, na verdade o limite do cartão é um tipo de empréstimo.


Agir como se o limite do cartão fizesse parte da sua renda, resultará em uma porção de faturas de compras de coisas inúteis, pior ainda, são tantas faturas, que o seu dinheiro não será o suficiente para pagar todas, desta forma, acabará fazendo o pagamento mínimo da fatura, o resto da história você já sabe! 


Tudo isto porque você gastou mais do que ganhava!

O que não te contaram sobre o cartão de crédito



Fazer o dinheiro trabalhar para você


pessoa sentada enquanto o dinheiro está trabalhando para ela atendendo o telefone


Deixando de lado a parte negativa do cartão de crédito, ele pode ser um aliado se a pessoa que o usa, tem um controle financeiro e prefere poupar de comprar a vista, para ter este mesmo dinheiro investido à uma taxa de juros maior.


Parece insano mas é possível usar o cartão de crédito como ferramenta de aumento de patrimônio, ou seja, usando bem o cartão você poderá fazer o dinheiro trabalhar para você em forma de juros compostos.


Os ricos geralmente utilizam esta estratégia com o cartão de crédito e raramente pagam as compras à vista.


Neste caso toda a vez que fazer uma compra e não tiver o desconto à vista, poderá usar o parcelamento ao seu favor.


Para isto ser favorável para você, basta deixar aplicado o dinheiro que iria pagar a vista e a compra faça parcelado sem juros.


Durante os meses que você estará pagando a parcela, o seu dinheiro guardado estará rendendo juros e com isto estará se valorizando.



Faça renda extra com o cartão de crédito


Outra coisa que parece ser insana é dizer que dá para fazer renda extra com o cartão de crédito, mas acredite é possível sim!


Existem duas formas simples de fazer renda extra com o cartão de crédito:


- Programas de fidelidade

- Acumular milhas aéreas



Programas de fidelidade


foto dos programas Livelo, Multiplus e Nubank rewards


Estes programas de benefícios geralmente possibilitam o desconto em lojas parceiras, brindes e benefícios exclusivos.


Alguns programas de benefícios são da bandeira do cartão de crédito como Mastercard Surpreenda que pertence aos cartões de bandeira Mastercard e o Vai de Visa que pertencem aos cartões de bandeira Visa.


Outros programas de pontos são dos bancos ou emissores do cartão, estes podem existir ou não dependendo do seu cartão, sugiro sempre pesquisar se o seu cartão possuí algum programa de benefícios.


A maneira de ganhar dinheiro com estes programas, é aproveitar estes descontos ou brindes para pegar produtos mais baratos ou seja, você terá a oportunidade de vendê-los mais caro e com isto gerar um lucro rápido.


Algumas dicas para você revender estes produtos são:


- Utilizar plataformas de compra e venda como Mercado Livre, OLX e Enjoei


- Utilizar a rede de amigos e tomar coragem para vender


- Vender pela internet via canal de conteúdo: Blog ou rede social




Programa de Milhas Aéreas


um avião voando em volta do globo terrestre


Não sei se você sabe mas milhas aéreas não são apenas para você viajar, certo?


Hoje existem dezenas de plataformas como Maxmilhas e Hotmilhas, onde você conseguem negociar suas milhas ganhas pelo programa de pontos do seu cartão.


Caso seu cartão não pontue milhas diretamente na companhia aérea, pode ser que ele pontue em algum programa de benefícios que possibilita a transferência de pontos para as companhias aéreas.


Alguns exemplos de programas de benefícios que fazem isto são o programa Esfera dos cartões Santander e o programa Livelo dos cartões do Banco do Brasil, Bradesco e Digio.


Além de possibilitarem as transferências dos pontos do programa de benefícios para a companhia aérea, estes pontos podem vir com alguma bonificação e acabar dobrando ou triplicando a pontuação!


Existem muitas pessoas que se especializaram neste assunto e hoje vivem de negociações de milhas aéreas, ou seja a renda extra virou uma renda principal.


Caso tenha mais interesse sobre este assunto e queira ganhar dinheiro com os pontos e as milhas aéreas, recomendamos o curso papo de milhas e este tutorial aqui.


Literalmente o cartão de crédito oferece mais vantagens que desvantagens e podemos dizer que o cartão de crédito é igual a um controle remoto:


Quem define o canal e o volume é a pessoa que está no controle, sendo assim o cartão de crédito não passa de uma ferramenta que depende do bom uso do dono!


Sendo assim, se organize financeiramente e entenda de uma vez por todas que o limite do cartão de crédito não faz parte da sua renda, após ter esta compreensão e utilizá-lo a seu favor e não mas contra você, tenho certeza que alcançará ótimos resultados!


Se você quer descobrir como fazer do cartão de crédito um aliado para as suas finanças, assista o vídeo abaixo, por meio dele, você entenderá melhor sobre este assunto:





Espero ter ajudado e te desejo muito sucesso!





Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!




0/Deixe seu comentário

Agradecemos sua mensagem!

Em breve responderemos! 😉