Bancos digitais: benefícios vs desvantagens


celular com miniatura de banco em cima

Com as novas soluções tecnológicas oferecidas pelos bancos digitais, não é mais necessário ficar horas nas filas das agências físicas para utilizar um caixa eletrônico ou para conversar com o seu gerente.


Hoje, os clientes podem movimentar suas contas sem precisar sair de casa e o melhor de tudo: de forma totalmente segura. Se você deseja conhecer quais são os principais benefícios dos bancos digitais, continue a leitura e esclareça as suas dúvidas!


Bancos digitais: confira 5 benefícios


1. Taxas menores


Como os bancos digitais não possuem agências físicas, os custos com aluguel, contas de luz, entre outras despesas, diminuem drasticamente. Como resultado, essas instituições acabam trabalhando com taxas menores ou, até mesmo, não cobrando custos adicionais de seus clientes.


Sendo assim, os usuários de bancos digitais conseguem realizar transferências para qualquer outra conta, pagamentos de contas de consumo, depósitos e consultas de extrato, de forma totalmente gratuita.


Vale lembrar que a maioria desses bancos não cobram taxas de saque, porém é preciso se atentar a essa informação para não se surpreender negativamente.


2. Economia


Com as taxas menores, os bancos digitais conseguem, consequentemente, proporcionar mais economia para o bolso dos clientes.


Sendo assim, torna-se totalmente possível cortar gastos desnecessários com instituições tradicionais e ainda aproveitar as vantagens exclusivas que os bancos digitais oferecem.


Além disso, é importante pensar que somente com fato de não precisar gastar combustível ou com transporte para chegar até uma agência, você consegue economizar e, como resultado, ter mais dinheiro no final do mês.


3. Praticidade


Além de não precisar se deslocar até uma agência física, o cliente consegue ter acesso a todos os serviços e produtos financeiros do banco digital no celular. Outra vantagem é que a maioria deles oferecem ferramentas dentro do próprio aplicativo que ajudam no controle eficiente dos seus gastos.


Vale ressaltar que muitos desses bancos oferecem cartão de crédito vinculado à conta digital, empréstimos pessoais, financiamentos, opções de investimentos, consórcios, entre outros tipos de produtos.


Porém, não se esqueça: assim como em qualquer banco, para solicitar esses produtos é necessário passar por uma análise de crédito.


4. Pouca burocracia


Para abrir uma conta em um banco digital, você não precisará separar diversos documentos e levar até a agência.


No próprio aplicativo, é possível solicitar a abertura, enviar as informações pessoais e os documentos necessários de forma simplificada. Feito isso, o banco analisa a sua proposta e envia a resposta em poucos dias via e-mail.


Para entrar em contato com o banco em caso de dúvidas, basta acessar o site oficial e procurar pelos canais oficiais de atendimento.


5. Agilidade


Quem tem a rotina corrida tende a optar pelos bancos digitais, afinal, é possível realizar a abertura da conta e todas as transações financeiras de forma online, ágil e totalmente segura.


Principalmente quando você pode contar com um aplicativo desenvolvido especialmente para trazer mais flexibilidade para a sua vida.



Bancos digitais: confira 3 desvantagens



Tudo o que é bom também tem um lado negativo, concorda? Sendo assim, nós também listamos três desvantagens que os bancos digitais possuem, para que você não tenha nenhuma surpresa negativa no momento de criar a sua conta. Vamos lá!


1. Dependência da internet


Como é necessário ter internet para poder movimentar a conta digital, isso pode ser uma desvantagem para quem não possui acesso todos os dias ou, até mesmo, para quem não tem familiaridade com a tecnologia.


Sendo assim, essas pessoas podem encontrar algumas dificuldades no momento de usar o aplicativo/site ou realizar as transações financeiras.


2. Limitações para sacar o dinheiro


Por não terem uma agência física, os bancos digitais permitem que os clientes saquem seus recursos em caixas eletrônicos 24 horas. A parte ruim é que nem todos os bancos oferecem saques ilimitados e gratuitos.


O banco Next, por exemplo, conta com o suporte dos caixas eletrônicos do Bradesco. Ou seja, os clientes conseguem retirar o valor de forma gratuita nos terminais do banco.


Porém, vale ressaltar que em determinados bancos existem alguns pacotes que estipulam limites para ter acesso ao dinheiro em espécie.


3. Não ter agência física


Ao mesmo tempo que isso pode ser uma vantagem para muitas pessoas, outros clientes preferem as tradicionais agências físicas.


E, apesar do banco digital oferecer suporte pelo telefone ou aplicativo, diversos clientes sentem falta do espaço físico em si para resolver problemas e pendências financeiras.


Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo!


Não se esqueça: antes de decidir se você vai abrir uma conta em um banco digital, compare todas as opções disponíveis no mercado e escolha aquela que está mais de acordo com o seu perfil de consumidor, combinado? 


Até a próxima.




Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!



0/Deixe seu comentário

Agradecemos sua mensagem!

Em breve responderemos! 😉