Como Aumentar o Score do Serasa e Boa Vista Rapidamente






A pontuação do Score tem sido um dos assuntos mais falados entre os consumidores, principalmente na hora de pedir um aumento de limite ou cartão de crédito. 
Score do Serasa em 998 pontos


Já passou aquele problema de ter que pedir várias vezes para o banco aumentar o seu limite e mesmo assim você ser recusado? 


Um dos causadores deste problema é a pontuação do Score de Crédito, hoje ele tem sido uma das principais informações coletadas pelos bancos e financeiras na hora de conceder crédito.


Mas fique tranquilo, pois, agora você conhecerá mais sobre o Score de Crédito do Serasa e Boa Vista e formas de como você poderá aumentá-lo de uma vez por todas!


Quando você solicita um crédito, a empresa pesquisará se vale a pena emprestar o crédito para você. Vem aquele atendente simpático e fala: “Senhor (a), seu crédito foi recusado por baixa pontuação”. E você fica sem entender, pois não tem o nome negativado.


Aqueles que buscam por um empréstimo ou já precisaram pedir uma ajudinha desse tipo certamente já ouviram sobre score de crédito. É fácil saber o quão importante ele é nesses casos, mas entender o que ele significa e como consultá-lo não é uma tarefa tão simples.


Mas saber apenas a definição não basta. Por isso, separamos algumas dicas importantes sobre o tema para que você veja por que entender bem essas duas palavrinhas é tão importante. 


Continue lendo!




O que é Score de Crédito?



Ponto de interrogação dentro da pontuação de score

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma pontuação utilizada pelas instituições financeiras para analisar a capacidade de pagamento do seu cliente antes de conceder qualquer tipo de crédito. Isso vale para empréstimos, financiamentos e até para liberar limite no cheque especial.


O Score é uma pontuação utilizada pelas agências de crédito, também conhecidas como Birôs de Crédito (Serasa, SPC, Boa Vista e o mais recente Quod) para classificar o perfil de pagador de uma pessoa, se esta pessoa paga suas contas ou gosta de dar calotes. 

círculos mostrando pontuações diferentes de score


O Score é uma pontuação de 0 até 1.000, quanto mais próximo de 1.000 menor é a chance de as financeiras terem problemas com você. O Score avalia diversos comportamentos, como:

  • pagamento em dia das contas;
  • histórico de dívidas que não foram pagas;
  • relacionamento financeiro no mercado;
  • atualização dos dados cadastrais.


O Score de crédito serve para que as empresas tenham uma base do seu perfil consumidor, pois antes de conceder um empréstimo ou outro tipo de serviço de crédito, ela precisa ter um dado sobre seu perfil. 


Você emprestaria dinheiro para uma pessoa que não honra com seus compromissos? Provavelmente não, né? 


Pois é, as empresas também não.


Empresas em geral utilizam o Serasa Score. Algumas utilizam outros modelos estatísticos para consulta de pontuação.


Aumentar seu score é muito importante, pois as empresas terão uma outra visão em relação ao seu perfil



Qual a diferença entre Score da Serasa e Boa Vista?

Pessoa com cara de dúvida

As duas empresas têm a mesma função: informar quem está com o nome sujo e dar outras informações importantes para as empresas que querem vender a prazo ou conceder empréstimos.


O que diferencia um do outro é o setor onde são coletadas as informações, o Serasa capta informações do setor financeiro e o Boa Vista do setor de comércio.

logotipo do Serasa Consumidor


No Serasa consumidor pode obter apoio sobre crédito e soluções para gestão de risco, marketing e certificação digital. A empresa, inclusive, é referência mundial em serviços de informação.


O Serasa apoia empresas, empreendedores e consumidores nas suas decisões sobre o mercado com o objetivo de facilitar a vida das pessoas e negócios das empresas.  Inclusive, o cadastro positivo é um dos serviços disponíveis na Serasa. 


O Serasa está presente no Brasil há mais de 50 anos e também é considerada a maior base de dados da América Latina.

logotipo do Boa Vista

Boa Vista também é tradicional


O Birô do Boa Vista tem 60 anos no mercado. No entanto, apenas em 2010 começou a ser chamado de Boa Vista, antes era conhecido por SCI, Equifax e Associação Comercial de São Paulo.



O que é considerado um score alto?

score representado em cores vermelho, amarelo e verde

Conforme mencionado, o score de crédito é um índice que vai de 0 a 1000 pontos. Quanto mais próximo o cliente estiver do topo, maiores serão as chances de não se tornar inadimplente


Por outro lado, quanto menor for a pontuação, maior será o risco da operação.


Mas, afinal, o que pode ser considerado um score alto? 


Existe uma classificação básica para determinar o risco da operação, a qual ajuda a classificar seus clientes:

  • Score baixo: até 300 pontos;
  • Score médio: entre 300 e 700 pontos;
  • Score alto: acima de 700 pontos.

Vale destacar que um score alto representa uma maior chance de o cliente pagar suas dívidas nos próximos 12 meses e, por isso, é interessante conceder o crédito.


Porém, é importante que você entenda que esse não é o único aspecto a ser avaliado durante a análise de crédito. Trata-se de apenas mais um recurso à sua disposição. 


Afinal, “o seguro morreu de velho”.


Mas o fato é: uma boa pontuação pode ajudar a conseguir de forma mais fácil aquele financiamento tão desejado. 


O que pode aumentar a pontuação?

um dedo selecionando a pontuação do score


Efetuar o pagamento de parcelas no prazo



Se você tem Cadastro Positivo ativo, uma forma de aumentar seu Serasa Score é pagar as parcelas de seus empréstimos e financiamentos e faturas dos cartões de crédito no prazo.



Realizar o pagamento das dívidas pendentes



Se você tem contas em aberto, pode tentar negociá-las com o credor. Para pedir um novo crédito é recomendado estar em dia com as dívidas. Procurar a quem você deve e negociar, já é o começo para aumentar seu score.


Antes de pedir um empréstimo para quitar suas dívidas, negocie! Isso pode resultar em uma redução de juros ou até a isenção de taxas e diminuição do valor devido. Uma conversa em um lugar que você mantém uma boa relação, pode gerar resultados melhores do que você imagina.



Cuidado com a frequência de pedido de crédito



Você sabia que “atirar para todos os lados” é perigoso para sua vida financeira? Alguns hábitos podem levar seu score abaixo, como pedir vários cartões de crédito, empréstimo ou aumento de limite ao mesmo tempo.


Essa ação funciona como uma proteção para você mesmo. Os sistemas entendem que, pode ser uma pessoa má intencionada usando seu CPF para pedir crédito e para evitar isso, seu score é baixado para que os bancos/instituições não o liberem. Sua pontuação pode ficar baixa por algum tempo, e caso sua solicitação de crédito seja reprovada, o indicado é esperar cerca de 6 meses para fazer uma nova proposta.



Seu Score irá subir com o tempo



Lembre-se que a recuperação da pontuação não é imediata e faz parte de um processo de mudança de comportamento, para que o mercado volte a confiar na sua capacidade de pagamento.


Dica bônus: É possível pagar para aumentar o Score?



Não! 


Golpistas estão oferecem esse tipo de serviço, mas isso não é possível. Não acredite em quem diz que pode aumentar seu Score.


Assista ao vídeo para entender melhor como funciona o Score:


Viu como é simples?


Agora que você descobriu como aumentar seu score de crédito comece a melhorar sua pontuação.


E se precisar de alguma ajuda ou informação, é só perguntar aí nos comentários que a gente responde.



Quero saber o meu score! Como faço?

tablet com o score na tela e alguém tocando na tela

Para consultar o seu score de crédito na Boa Vista SCPC, é preciso se cadastrar no portal Consumidor Positivo, onde também é possível verificar se há débitos vencidos em seu nome. 


Para consultar a sua pontuação na Serasa, acesse o site Serasa Score 


O score é dinâmico e avaliado no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa.


Acesse o site do Score ou baixe aplicativo Serasa cadastro positivo


Preencha o cadastro. Se for o primeiro acesso, preencha com todas as suas informações.


Pronto! A pontuação aparecerá na sua tela.


Espero ter ajudado,




Continue acompanhando o Se Torne Investidor para mais dicas sobre finanças!







0/Deixe seu comentário

Agradecemos sua mensagem!

Em breve responderemos! 😉